quarta-feira, 13 de março de 2013

A Bomba de Hiroshima

Esta é a primeira parte de um documentário sobre as bombas de Hiroshima e Nagasaki:


Clica nos links para as restantes partes:
- Parte 2;
- Parte 3.

Os Japoneses, responsáveis pela guerra no Pacífico

O governo do primeiro-ministro e general Hideki Tojo era dominado pelos militares, que travaram a guerra em nome do imperador Hirohito, mas só com o seu consentimento tácito. Hirohito tentou usar de sua influência para evitar a guerra, mas, finalmente, deu o seu consentimento para os ataques que desembocaram na Guerra do Pacífico.

Seguem-se algumas imagens do filme "Pearl Harbour", que retratam o ataque surpresa dos Japoneses a essa base americana no Pacífico:


Por imposição dos Aliados, que ficam no Japão até 1950, Hirohito toma medidas democratizantes, entre elas a negação do caráter divino do seu cargo, que transforma em monarquia constitucional. Economicamente destruída pela guerra, a nação transforma-se em potência industrial no período seguinte. Hiroíto abandona os rituais da corte, deixa de usar o quimono, permite a publicação de fotos da família imperial e assume publicamente sofrer de cancro. Morre em Tóquio, depois de reinar por 63 anos. É sucedido por seu filho Akihito. (fonte: Wikipédia)

terça-feira, 12 de março de 2013

Anne Frank

A exploração da mão-de-obra e o extermínio

Os alemães exploraram as riquezas naturais e a mão-de-obra dos países ocupados. Sete milhões de estrangeiros serão obrigados a trabalhar na Alemanha.
Os judeus, "raça impura e perigosa" para os nazis", foram aprisionados em guetos até que, em 1942, é posta em prática a "Solução Final", através da criação dos campos de concentração.